A técnica de Search Engine Optimization ou SEO ou, ainda, otimização para mecanismos de busca, é parte integrante de qualquer estratégia de marketing digital. Porém, apesar de muita gente já ter ouvido falar disso, nem todo mundo sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital.

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Porque ter SEO em seus projetos?

SEO está principalmente preocupado em garantir que o seu site fique no topo dos resultados dos motores de busca, gerando assim mais tráfego e, potencialmente, mais negócios. Atualmente, ele é multifacetado e deve fazer parte de qualquer plano de marketing digital amplo. Empresas de sucesso já entenderam a importância do SEO e buscam investir nisso através de um trabalho personalizado.

  • Potencializando seu engajamento

  • Alcançando seu publico alvo

  • Ranqueando seu site nas primeiras páginas de buscas

  • Mais chances de fechar um negócio ou alcançar seus objetivos

Muitos ainda acreditam que o SEO é uma estratégia cara, difícil e inacessível para a maioria das pequenas e médias empresas, mesmo entre aquelas que já adotam outras estratégias de marketing digital, por exemplo.

Na prática, entretanto, o SEO está longe de estar ultrapassado ou superestimado: quando feito corretamente ele pode ser importante para a correta consolidação online, especialmente para novos empreendedores ou marcas. Tudo dependerá, porém, de como você vai atuar com o SEO.

Razões para investir no SEO

Um dos principais critérios comprovados de SEO ainda é o número de acessos de um site. Geralmente, quanto mais visitas, maior a possibilidade de ele subir ao topo dos rankings de busca e se manter lá. E um site só tem um número grande de visitas quando seu conteúdo é de qualidade. Caso contrário, ele acaba tendo um enorme índice de rejeição, o que nunca é bom em termos de SEO.

Seu site deve estar preparado desde o começo do projeto. Além de um design atrativo e conteúdo informativo, seu site precisa carregar rapidamente e ter termos-chaves corretamente estruturados, para que os buscadores leiam corretamente seu conteúdo, posicione-o e os consumidores encontrem o que precisam rapidamente. No posicionamento do Google, por exemplo, sites que não são responsivos são penalizados, assim, suas páginas devem funcionar bem tanto no computador quanto no celular, sem perder a velocidade, por exemplo.

Quem pretende ter uma estratégia eficiente e que traga um retorno real para a empresa precisa se focar não só em desenvolver boas campanhas, mas também em entender como o SEO pode ajudar na sua estratégia, passando a investir nele e deixando de encará-lo como um gasto extra.

O SEO ajudará a gerar resultados orgânicos, levando pessoas para o site sem que se precise criar campanhas ou anúncios pagos, que consomem ainda mais a receita de um orçamento que tende a ser bastante enxuto.

A correta estratégia de SEO também é uma oportunidade de aumentar seu alcance e, consequente também a conversão de vendas. Melhorando o posicionamento nos buscadores, mais pessoas, mesmo aquelas que ainda não conheciam diretamente sua marca ou serviços, poderão clicar e conhecer seu site, descobrindo seus produtos. E o melhor, com o tempo você conseguirá acompanhar as informações desses visitantes, como a localização, dias e períodos mais atrativos, quanto tempo passam no site, os produtos com mais atração… dados que te ajudarão tanto na comunicação quanto no desenvolvimento de novos produtos.

Dessa forma, o SEO pode ajudar, e muito, nas suas estratégias de marca. Mas é preciso se atentar aos resultados a longo prazo, eles levam tempo, e é preciso estar sempre atualizado e gerindo as estratégias de SEO de acordo com as mudanças do mercado.

Agora que você já sabe como o SEO pode ajudar na sua estratégia de marketing digital, comece a criar suas estratégias com as dicas da Sync WEB e se precisar de ajuda ou quiser contratar nossos serviços de SEO, entre em contato.