Nos dias de hoje, existem milhares de opções de plataformas de E-commerce para quem quer levar sua empresa para frente. Mas, justamente por essa vasta variedade, escolher a melhor para o seu negócio é uma decisão importante. Leia este artigo até o final e descubra se a Loja Virtual no WordPress vale a pena para o seu negócio.

Loja virtual no WordPress vale a pena?

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo que inicialmente foi feito para blogs, mas, hoje em dia, atende lojas virtuais, comunidades, páginas e sites.

Com ele, o responsável pelo site pode realizar atualizações de conteúdo, criar novas seções e adicionar novas funcionalidades/ferramentas. WordPress não é como as plataformas de lojas alugadas que te dão apenas uma escolha e te prendem a ela para vida toda.

Tendo como suas principais características:

• Gratuito: para a utilização do plugin de venda no WordPress não é preciso pagar nenhuma licença ou mensalidade, apenas instalar e começar a usar;

• Popular: pelo WordPress ser muito conhecido, ah sempre novas tecnologias saindo e sempre estando a disposição dos desenvolvedores fazendo com que em sua grande maioria os mesmos já estejam ambientados a trabalhar com esta plataforma;

• SEO: pelo e-commerce estar integrado ao site WordPress, ideal para criação de conteúdo, o crescimento de relevância nos buscadores da internet acaba sendo intensificado;

  • Segurança

  • Responsividade

  • Check-out transparente

  • Gerenciamento total da loja

  • Controle total dos produtos

  • SEO geral do site

  • Fácil integração com várias plataformas e gateway’s externos

WordPress é uma solução poderosa, flexível e escalável

Embora o WordPress tenha sido originalmente projetado pensando em blogs, agora é um CMS completo, e sua escalabilidade significa que ele pode lidar com sites de alto tráfego de várias indústrias e nichos.

Além disso, o WordPress conta com uma seleção enorme de temas e plugins, muitos dos quais são totalmente gratuitos.

Há uma série de outros motivos técnicos para a popularidade do WordPress, como a sua atualização e desenvolvimento constante pela comunidade, o código limpo por trás da plataforma (que ajuda em SEO e performance) e a facilidade de instalar e configurar.

A instalação do WordPress é uma das coisas mais fáceis de fazer, de forma que qualquer pessoa sem conhecimento técnico conseguirá.

A famosa instalação de cinco minutos pode ser feita manualmente via FTP ou a depender da sua hospedagem, você poderá instalar com 1 click com as funcionalidades do seu Cpanel.

Os plug-ins do WordPress se adaptam às necessidades específicas das lojas virtuais

WooCommerce  representa o “alto padrão” das plataformas de eCommerce

Há uma boa chance de você querer adquirir alguns plugins para melhorar a funcionalidade do seu site sem mexer com programação pesada.

Existem várias soluções de eCommerce disponíveis, mas a que lidera de longe é o WooCommerce. Os muitos sites que usam este plugin mostram que é uma opção confiável e robusta.

O WooCommerce  inclui quase tudo o que você precisará para configurar um site poderoso de comércio eletrônico.

Tal como o próprio WordPress, o WooCommerce também oferece uma maneira de turbinar suas funcionalidades através de plugins ou addons. Esses complementos permitem que você ajuste os elementos, como taxas de frete, adicione pagamentos através de gateways populares, como Pagseguro e PayPal, e muito mais.

No que diz respeito ao design, você pode encontrar uma infinidade de plugins que ajudam a tornar seu webdesign atraente e funcional  – chamados de “ganchos” (hooks) e “filtros”  – para ajudá-lo a aperfeiçoar a sua loja virtual WordPress.

Tal como acontece com o WordPress, a instalação do WooCommerce é fácil e o setup Wizard do plugin pode ajudá-lo a personalizar as configurações básicas em poucos minutos.

As informações de seus clientes e de sua loja estarão seguras

Plug-ins como Wordfence Security é dedicado a manter você e seus visitantes seguros.

A segurança é um tema cada vez mais discutidos no desenvolvimento de sites, e com razão. A comunidade do WordPress não é uma exceção, e sempre há algo a ser feito para ajudar a resolver qualquer buraco no código.

Isso importa porque, como qualquer ecommerce, é extremamente importante certificar-se de que os detalhes de pagamento dos seus visitantes estarão seguros e que seu site não está deixando brechas para ser invadido. Uma das vantagens do WordPress é que seus temas, plug-ins e a própria plataforma tem atualizações constante, sempre melhorando o código e dificultando que hackers invadam seu site.

Além disso, o Wordfence é ótimo para bloquear tentativas de ataque de força bruta em seu site e te avisa por e-mail caso algum problema apareça.

Outra medida de segurança importante para lojas virtuais é instalação de SSL no site. O SSL é uma camada de segurança extra, e que pode ser facilmente configurada usando o Cloudflare em seu site e o plug-in de WordPress chamado Really Simple SSL.

O plug-in do Wordfence Security é um dos sete plug-ins gratuitos do WordPress que você nunca deve ficar sem.

O suporte da comunidade do WordPress é confiável e prestativo

Configurar um blog básico no WordPress não é difícil, mas a criação de uma loja virtual bem sucedida dá bastante trabalho e pode gerar dúvidas e problemas técnicos.

No entanto, se isso acontecer, nunca será difícil encontrar ajuda. Como mencionamos anteriormente, o WordPress tem uma grande comunidade que está sempre evoluindo e aprendendo juntos. Há muitas pessoas que estão dispostas a ajudar os recém-chegados.

Conclusão

Construir uma loja virtual para o seu negócio é o primeiro passo importante para começar as vendas online. Você quer uma loja que seja atraente e profissional, que dê aos clientes o que eles querem. É aí que o WordPress entra. Você terá dificuldade em encontrar uma plataforma mais flexível, personalizável e com ótimo suporte do que o WordPress.

Entre a flexibilidade do código aberto para a disponibilidade ampla de soluções gratuitas e pagas para o gerenciamento de imagem e conteúdo, algo está claro: WordPress dá as lojas online uma grande vantagem.

Se você ainda não utiliza o WordPress e o plug-in WooCommerce em seu e-commerce, acreditamos que acabamos de dar várias razões para tentar!